quarta-feira, 25 de abril de 2012

#1 - Adquirindo autoconhecimento: Mapas mentais

Olá pessoal, peço desculpas por não ter realizado a postagem ontem, conforme previsto pelos dias de postagem (Terças, Quintas e Domingos). No entanto, amanhã teremos outra postagem.
A primeira dica da primeira série do Blog: Adquirindo Autoconhecimento é sobre a utilização de mapas mentais para aprimorar seu autoconhecimento.
Primeiramente, vale a pena fazer uma breve descrição sobre o que são mapas mentais: 


Mapa Mental é o nome dado para um tipo de diagrama sistematizado pelo inglês Tony Buzan voltado para a gestão de informações, de conhecimento/capital intelectual, para a compreensão e solução de problemas, memorização, aprendizado, como ferramenta de brainstorming e no auxílio à gestão estratégica de uma empresa ou negócio (Fonte: Wikipédia)


Trata-se de um instrumento poderoso, não?

Para construir um mapa mental é importante que ele parta de um centro (coincidente com a ideia central que motivou a construção do mapa) do qual partem as demais informações relacionadas. A existência de linhas que vinculam a informação central com as ideias dela irradiadas, e as demais irradiações de ideia são o grande mérito dos mind maps, pois essas linhas criam conexões entre os conceitos apresentados, o que representa, de forma simbólica, o modo como o próprio cérebro funciona.



Por todas essas características, o mapa mental pode ser um eficiente instrumento para o aprimoramento do autoconhecimento. Mas, como construir um mapa mental para essa finalidade?

Primeiramente, os M.M podem ser elaborados manualmente ou por programas de computador especializados. Um programa que eu recomendo para essa finalidade é o Mindomo : http://www.mindomo.com/pt/ Caso haja preferência pela versão manual, é importante trabalhar com esquemas de cores (utilizar a mesma cor para idéias do mesmo agrupamento e utilizar cores diferentes para diferentes desdobramentos) e não esquecer da utilização de linhas - elas são a principal característica do M.M.

Pensando na utilização do mapa mental para promover autoconhecimento, pressupomos que a construção desse mapa deve responder a algumas perguntas sobre você mesmo. As perguntas a serem realizadas dependem da situação e dos impasses atualmente enfrentados pelo indivíduo. No entanto, algumas perguntas genéricas podem ser extremamente relevantes, tais como:
a) Quais foram os momentos mais significativos em minha vida até esse momento?
b) Qual foi minha maior situação de superação?
c) Qual foi, até o momento, minha maior conquista pessoal/profissional?
Obs.: Nesses dois pontos, é importante que se reflita sobre o porquê dessas situações serem consideradas tão significativas.

d) Qual foi uma situação marcante em que eu tive que lidar com um imprevisto?
e) Qual foi o maior erro que eu já cometi no âmbito pessoal/profissional
Obs.: Nesses dois casos, a reflexão deve apontar, principalmente, as atitudes tomadas diante dessas situações de crise.

f) Se eu pudesse definir, em 3 dimensões, meu objetivo profissional/pessoal, quais seriam?
g) Quais são meus 3 principais valores? (Dos quais eu não abriria mão/dos quais eu sempre me utilizo para guiar decisões importantes)
h) Quais são minhas maiores qualidades? E os meus pontos de desenvolvimento mais significativos?
Obs.: Ao refletir sobre qualidades, é importante pensar de que maneira e em que situações essas qualidades  o ajudam a atingir seus objetivos pessoais/profissionais e/ou a realizar suas atividades. Da mesma forma, ao pensar nos pontos a desenvolver, é importante destacar em quais situações eles podem provocar dificuldades e como se tem lidado com essas características.

i) Qual meu plano de vida/plano de carreira para daqui 5 anos?
Obs.: Essa reflexão está intimamente relacionada ao que está sendo feito hoje e como isso pode ajudar a atingir os objetivos de longo prazo.

Obviamente, essa não é uma tarefa tão fácil. Porém, acredito que seus resultados são extremamente positivos pois, conforme já mencionado na postagem anterior (por meio das - sempre ótimas - tirinhas da Mafalda), "nunca se acaba de conhecer a si mesmo".

Segue um exemplo abaixo - e um incentivo - do meu mapa mental para auto-conhecimento. Espero que quem encarar esse desafio possa compartilhar quais foram os resultados alcançados.



Até a próxima dica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário